Romaria das Capelinhas movimenta Guaíba

nov 05, 2015 / 0 comments

Com o lema “A exemplo da Sagrada Família, servir com alegria”, fiéis de comunidades Católicos participam da 21ª Romaria das Capelinhas em Guaíba A concentração foi em frente à Prefeitura Municipal de Guaíba, no sábado, dia 24, onde os romeiros foram recebidos pelo prefeito Henrique Tavares e pelo vice, Rogério Souza.
Pelo vigésimo Primeiro ano, a cidade de Guaíba foi inundada por uma onde de fé. Segundo a Brigada Militar sete mil fieis Católicos estiveram reunidos participando da 21° Romaria das Capelinhas. Eles vieram dos 19 municípios que integram o vicariato de Guaíba.
A cidade também recebeu caravanas de outras localidades da região metropolitana e regiões do estado, “está muito lindo essa preparação dos devotos e de suas comunidades” afirmou a coordenadora da romaria das capelinhas Irmã Nilva Dal Bello.
Ás 15h os devotos se encontraram em frente à Prefeitura Municipal de Guaíba e às 16h30 partiram até a Praça da Juventude, E Como já virou costume sempre quando os fiéis passam pela rua São José no centro da cidade os comércios param e os funcionários saem até as portas para acompanhar a caminhada e rezam e sacodem as bandeirinhas que estão em suas mãos uma atitude pessoal deles.
Já os moradores de um prédio passam o mês todo picando papeis para jogarem das janelas para a rua, em homenagem a Nossa Senhora e aos romeiros e esse é um dos momentos que levam muitos romeiros aos choros pela emoção e carinho das pessoas do prédio por eles e a Nossa Senhora.
No Parque da Juventude foi realizada a santa missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Splengler. Que caminhou no meio do povo durante toda a Romaria.
Para Irma Nilva a Romaria das capelinhas não se resume só na celebração, mas no processo de preparação nas comunidades e é um momento de alegria, de encontro, de festa, em que o povo expressa sua fé, seu sofrimento e sua esperança em Deus.
no final da Celebração o Arcebispo mais uma vez falou que acha tão bonito quando vê os fiéis com as capelinhas nos braços, carregando pra dizer que é assim que vai adiante, é assim que se encontra forças para caminhar é com ela que vão buscar orientações para vida de cada dia .
A próxima Romaria das capelinhas já tem data marcada será no dia 22 de Outubro de 2016 na cidade de Guaíba, com o lema: Sagrada Família, ensina-nos a cuidar da vida e da casa comum.
Caminhada Noturna: Na noite da Sexta Feira, às 22h partiu a Procissão noturna do distrito Bom Retiro. Esta caminhada reuniu devotos de Nossa Senhora, que caminharam a noite toda cantando, rezando, eles chegaram por volta das 04h em Guaiba. E a romaria trouxe uma novidade este ano que tem tudo para virar tradição foi a vigília jovem no parque da juventude onde aproximadamente 60 jovens passaram a noite da sexta feira rezando, cantando, realizando dinâmicas e tiveram momentos de adoração ao santíssimo. A vigília se encerrou às 07h da manha do sábado.

Nelson Goulart